sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Como ajudar os desabrigados de Santa Catarina???

Veja abaixo algumas fotos que registram o ocorrido em algumas cidades de Santa Catarina:









Conheça as contas oficiais para doação de dinheiro:

Mensagens eletrônicas falsas já começaram a aparecer nas caixas postais solicitando ajuda para as famílias prejudicadas pelas enchentes em Santa Catarina. Tenha muito cuidado, e evite ser vítima deste golpe.A Defesa Civil de Santa Catarina abriu cinco contas oficiais para receber doações.

Veja os números das contas:

Caixa Econômica Federal - agência 1877; operação 006; conta 80.000-8
Banco do Brasil - agência 3582-3; conta corrente 80.000-7
Bradesco - agência 0348-4; conta corrente 160.000-1
Itaú - Agência 0289, conta corrente 69971-2
O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil e o CNPJ é 04.426.883/0001-57.

A Defesa Civil ressalta que não envia mensagens eletrônicas com pedidos de auxílio. As empresas que fazem doações podem requerer a isenção do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), utilizando o código CFOP na nota fiscal 5910. Também deve constar em complemento: "Doação para Defesa Civil do Estado de Santa Catarina". (fonte: Portal Terra)

Cuidados para quem pretende ajudar Santa Catarina

Reproduzimos aqui texto enviado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil. Leia antes ajudar:A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), vinculada ao Ministério da Integração Nacional, divulgou, recomendações para doadores de ajuda humanitária. O fato que motivou foi o volume de interessados em ajudar a população catarinense atingida pelas inundações, deslizamentos e desmoronamentos nos últimos dias. Segundo o secretário Nacional de Defesa Civil, Roberto Guimarães, toda ajuda é bem-vinda, mas desde que seja da forma correta e no momento certo. “A ajuda é importante, mas haverá sempre um momento adequado para recebê-la”.Segundo procedimento internacionalmente aceito, a tarefa de levantamento de necessidades para materiais de doação é executada por pessoal com experiência adequada em desastres.As doações de gêneros alimentícios e materiais deverão complementar o esforço estadual e federal para satisfazer as necessidades locais, onde ocorreu um desastre. Os doadores devem sempre consultar as autoridades que estão gerenciando a situação para averiguar a real necessidade de doação de gêneros e da quantidade, antes de iniciar qualquer campanha de arrecadação.De acordo com a Defesa Civil nacional, o grande problema gerado por uma doação desorganizada é a não correspondência com as necessidades locais. Além disto, pode desviar a atenção de pessoal que atende as mais variadas necessidades para classificar, agrupar e rotular o material doado. “É extremamente necessária a classificação, preferentemente, por idade, sexo e outras variáveis como tamanho e utilidade”, informa a nota da Sedec.

É fundamental seguir alguns princípios básicos para doação:

- Antes de efetuar doações procure informações de necessidades levantadas pela Defesa Civil de seu Estado ou Município, ou em quartéis de Bombeiros ou Polícia Militar, por exemplo;
- Todas as doações devem beneficiar a quem recebe e não a um sentimento pessoal de solidariedade e ajuda humanitária;
- Atentar para a qualidade do material doado;
- Respeitar os anseios da Defesa Civil que está gerenciando o desastre e que busca responder as necessidades imediatas da população afetada; e
- Estabelecer uma comunicação eficaz entre o doador e autoridade de Defesa Civil local onde ocorreu o desastre.






















Poluição: um grave problema para o meio ambiente


Saiba o que é, tipos de poluição, definição da palavra e links relacionados.
DefiniçãoPodemos definir poluição ambiental como a ação de contaminar as águas, solos e ar. Esta poluição pode ocorrer com a liberação no meio ambiente de lixo orgânico, industrial, gases poluentes, objetos materiais, elementos químicos, entre outros.
A poluição ambiental prejudica o funcionamento dos ecossistemas, chegando a matar várias espécies animais e vegetais. O homem também é prejudicado com este tipo de ação, pois depende muito dos recursos hídricos, do ar e do solo para sobreviver com qualidade de vida e saúde.
Os principais poluentes ambientais são: chumbo, mercúrio, benzeno, enxofre, monóxido de carbono, pesticidas, dioxinas e gás carbônico.
Links relacionados Poluição do Ar e Meio Ambiente Poluição da Água e Meio Ambiente Gases Poluentes - definição, saiba o que são Gases Poluentes Monóxido de Carbono - o que é, fórmula química, características Inversão Térmica - como ocorre, soluções, foto, poluição do ar Chuva Ácida - o que é, problemas causados, poluição do ar Soluções para o Aquecimento Global Ilha de Calor

Podem pesquisar mais sobre o assunto em:

http://ramirofrancisco.vilabol.uol.com.br/


Sobre o Blog

Faço parte de um grupo de pessoas preocupadas com as questões ambientais que o planeta enfrenta. Aqui você encontrará dicas de como fazer a sua parte para cuidar da Terra.

Adotemos o lema: Crie, Recicle, Eduque e Preserve

Contato: danuziamendes@gmail.com